Edições Toró
(Convite da Edições Toró)
"Salve, Povo. Licença.
Na instiga e afins de reflexões e estéticas fertilizantes, com a satisfação salgada de suor, Edições Toró se manifesta e convida pra colar com nossas presenças em vídeo e rádio, em livro, versação e debate.
Quilombolas letras riscadas nos tropicões dos ônibus e nos giros da África paulistana. Doces sonhos de revide necessário, trançando estrelas milenares e estórias urgentes.
Vem brasear com a gente na partilha de encher mais essa laje e morar na intenção que agasalha, na intuição que se espalha.
Quais são as ervas que a gente pode colher no quintal da literatura? Pra ontem e pra depois de amanhã? Qual que é a calma, o dendê, o raio que se desata com a leitura e a escrita? Pra que literatura das beiras? Pra que existir na saúde e no 220 das páginas e recitais? Vem com nóis que a gente tá longe de descobrir, mas tá tentando. Com a palavra, peça nossa da alma, elementar. Com seus labirintos, chamegos, varandas e crenças.
Invadindo sossegados sonhos de academia e gabinete, desempelotando esse mingau há tanto tempo servido na Casa Grande, mas atiçado, mulecado e chorado em volta de nossas fogueiras.
Salve a guerrerage de bom coração, ligeira, criança e engenheira.
Salve, salve. Chega com a gente".
CINEMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
“Vaguei os livros, me sujei com a merda toda” – de Akins Kinte, Mateus Subverso e Allan da Rosa
Aborda os estereótipos e a ausência gritante de autores e personagens negros na literatura, que fomentam no estudante preto profundo desgosto pelos livros; Toca a escrita de matriz afro, brasileira e mundial; O HipHop e sua trança com as páginas pretas paulistanas; A atual literatura da ladeira, que na ginga e frutifica pelas periferias de São Paulo hoje.
Sessão Carta 3, acompanhado de “Panteras Negras”(1968), de Agnes Varda.
*Sábado 23/08 - 22h, no Cine Unibanco Arteplex, sala 5.
R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Cerqueira César.
* Segunda 25/08 - 22h, na Cinemateca (sessão especial + apresentação do recital “ Versos Pretos: poesia, berimbau e pandeiro”).
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, próximo ao metrô Vila Mariana.
* Terça 26/08 - 17h – no Cine Olido.
Av. São João, 473 - Centro.
* Quarta 27/08 - 11h – na FAAP (sessão especial + debate).
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis.
---------------
LIVROS – BIENAL DO LIVRO/ANHEMBI
* Sábado 23/08,
às 13 horas: Debate no Salão de Idéias, com Sérgio Vaz, Alessandro Buzo, Allan da Rosa e Sacolinha. Mediação do jornalista Chico Pìnheiro.
-às 16 horas: Lançamento de “Da Cabula”-(dramaturgia), no estande da Global Editora
-às 19 horas: Lançamento de “Zagaia”-(infanto-juvenil), no estande da Editora DCL
--------------------
RÁDIO
Programa “Nas Ruas da Literatura”.
Rádio USP FM - freqüência 93,7
Todos os sábados e domingos, das 11hs às 12hs (antes do clássico “O samba pede passagem”, de Moisés da Rocha), de agosto a outubro/2006..
Pesquisa musical, produção e edição: Mateus Subverso
Pesquisa histórica e literária, roteiro, locução e versação: Allan da Rosa.
Participações especialíssimas: Elis e Maria Tereza.
Série ganhadora do PAC/2006 da Secretaria Estadual de Cultura de SP. Prêmio “Programas de áudio para promoção da literatura”.
Traz biografias, poesia e prosa de 24 escritores africanos, sul-americanos, antilhanos, mais autores negros e nordestinos do Brasil. Os textos caminham pela fronteira entre a escrita e a oralidade, mesclados a ritmos e melodias, instrumentos e harmonias, próprias de seus países, regiões e quebradas. Destacam-se dois programas que não abordam autores, mas estórias ancestrais comunitárias: “Contos populares de Angola” e “Mitos indígenas de criação do mundo”.
* 30/08 - Plínio Marcos e Gioconda Belli (Nicarágua).
* 31/08 - Carolina de Jesus e Mia Couto (Moçambique).
* 06/09 - Patativa do Assaré e Ana Paula Tavares (Angola).
* 07/09 - Mário Benedetti (Uruguai) e Mitos indígenas de criação do mundo.
* 13/09 - Solano Trindade e Contos populares de Angola.
* 14/09 - Noêmia de Souza (Moçambique) e Eduardo Galeano (Uruguai).
Comentários