Lançamento no sarau Elo da Corrente, em São Paulo
(texto de divulgação). "Jéssica Balbino usa hip-hop como inspiração para escrever Traficando Conhecimento, proporcionando uma viagem pela cultura da periferia. O livro integra a Coleção Tramas Urbanas, pela Aeroplano Editora, que aborda “um dos movimentos de ponta no país”, segundo Heloísa Buarque de Hollanda, organizadora da coleção.
Na obra Traficando Conhecimento, Jéssica Balbino narra as experiências vividas nas periferias e enfatiza esta caminhada com a frase “o hip-hop salvou minha vida”.
O gosto pela literatura e poesia, aliado com o jornalismo e o interesse pelo que acontece em seu redor, regem a trajetória de Jéssica por dentro dos elementos do hip-hop: os toca-discos, o graffiti, o rap, o break dance e o conhecimento.
A escritora se apropriou do elemento “conhecimento” para apresentar a cultura como instrumento de transformação em uma sociedade e valorizar a arte que parte do povo para o povo. Ela apresenta, no livro recheado de fotografias e boas histórias, a mescla da pesquisa com a vivência.
A informação é um instrumento utilizado na prática por Jéssica Balbino, que fala de conhecimento com propriedade. O ato de repassar o que aprende por prazer e por vontade de vencer a transformou em uma traficante de conhecimento".
Comentários