Avante, Tsonga, o Muhammad Ali do Tênis!
(Do UOL Esporte)
"A campanha perfeita de Rafael Nadal foi devidamente massacrada por Jo-Wilfried Tsonga. A "zebra" francesa atropelou o número 2 do mundo e se classificou para a final inédita do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. O rival na briga pelo título sai do encontro entre o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, que se encontram na manhã desta sexta, às 6h30 (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.
Com muita força física e potência nos golpes, Tsonga, número 38 do ranking mundial, dominou a partida desde o início e minou qualquer tipo de reação de Nadal, que perdeu por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 6-2, em uma hora e 57 minutos de jogo.
O espanhol havia alcançado a semi sem perder nenhum set na competição, mas bastou alguns minutos para que Tsonga, de 22 anos, acabasse com o desempenho. Já no segundo game do primeiro set, o francês quebrou o saque do oponente e abriu 2 a 0, se encaminhando para abrir vantagem no placar.
O domínio de Tsonga ficou evidente no fim do segundo set, quando ele vencia por 5 a 3 e tinha o saque a seu favor. Para fechar a parcial, o francês tocou apenas cinco vezes na bola: três aces (15, 30 e 40 a 0), novo serviço, devolução de Nadal, "winner" (bola indefensável) e 6 a 3 no placar.
O panorama do jogo não se alterou no terceiro set. Nadal, de 21 anos, não mostrou confiança para reagir, enquanto Tsonga seguiu com o mesmo ritmo avassalador. Com um ace, o francês marcou 6-2, conquistou a vitória e agora espera por Federer, líder do ranking, ou Djokovic, número 3 do mundo.
Esta foi a segunda partida entre os dois tenistas. No primeiro encontro, o espanhol levou a melhor e eliminou o adversário do Aberto dos Estados Unidos do ano passado por 3 sets a 0.
Tsonga chega à final depois de despachar quatro cabeças-de-chave. Ele bateu o britânico Andy Murray (9º) na estréia, o compatriota Richard Gasquet (8º) nas oitavas-de-final, o russo Mikhail Youzhny (14º) nas quartas e Nadal (2º) na semi. O francês ainda bateu o norte-americano Sam Warburg (segunda rodada) e o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (terceira fase).
A "zebra" é o tenista com ranking mais baixo (38) desde o norte-americano John Sadri a passar para a final do Aberto da Austrália, em 1979. Na ocasião, o norte-americano era o 45º do mundo. Ele agora vai tentar quebrar um tabu de mais de 30 anos, já que o último campeão em Melbourne que não era cabeça-de-chave foi o australiano Mark Edmondson, em 1976".
Comentários