Produtores culturais negros se reúnem em repúdio a decisão que suspendeu ditais para criadores negros

Por Comunicação Palmares

Série de encontros vai contar com a participação de agentes culturais de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Maranhão para debater a suspensão dos editais de fomento à arte e cultura afro-brasileira do MinC

Produtores culturais, artistas e militantes do Movimento Negro reunidos pelo fim das práticas racistas no campo das artes e da cultura afro-brasileira. É a proposta da série de reuniões que acontecem no mês de junho, em diversas cidades brasileiras, a começar por São Paulo/SP no dia 03 e Salvador/BA em 07/05.  A Fundação Cultural Palmares (FCP) participa dos debates, em resposta aos anseios dos setores culturais organizados, para discutir a liminar que suspendeu os editais do Ministério da Cultura (MinC) destinados a produtores, criadores e pesquisadores negros.

Hilton Cobra, presidente da Fundação Palmares, avalia positivamente a mobilização das organizações sociais, em especial as do Movimento Negro, para debater sobre o tema. Para ele, essa posição reafirma a busca por uma política cultural justa, inclusiva e verdadeiramente democrática. “A FCP se une à gente negra para refletir sobre o significado de mais uma ameaça às políticas por equidade racial, buscando soluções para o impasse da suspensão dos editais para criadores negros do MinC. Estou certo de que sairemos vencedores dessa batalha”, expôs Cobra.

Até o momento, estão confirmadas as agendas em São Paulo e Salvador. Os encontros nas demais cidades estão em fase de articulação.

Primeiro encontro - Os debates tiveram início no Rio de Janeiro, no último dia 23/05, e contaram com a presença de Hilton Cobra, lideranças do Movimento Negro carioca, artistas e agentes culturais negros. No encontro foi decidido que o Movimento Akoben, em nome de todos os participantes, irá solicitar uma audiência com a ministra Marta Suplicy, no Rio de Janeiro, para discutir os caminhos de revogação da decisão da Justiça Federal que suspendeu os editais.


Agenda das reuniões com agentes culturais negros

São Paulo/SP
Data: 3 de junho de 2013
Horário: 19 horas
Local: Funarte, Alameda Nothmann, nº 1058, Auditório MinC, Campos Elíseos – São Paulo.
Mais informações: (11) 27664300; e-mail: fcp.sp@palmares.gov.br


Salvador/BA
Data: 7 de junho de 2013
Horário: 19 horas.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador  - Bahia

Mais informações: (71) 8886.6706; e-mail: performancenegra@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas