A tenista Venus Williams, "uma mulher linda e graciosa", fotografada por Koto Bolofo
"Um livro de fotografias que propõe um olhar "íntimo" e "com estilo" sobre a figura da tenista americana Venus Williams foi lançado em Londres. "Venus Williams by Koto Bolofo", da editora Steidl, reúne fotos tiradas pelo artista sul-africano Koto Bolofo, que teve a idéia do projeto quando cruzou, por acaso, com a tenista quatro anos atrás, em uma rua do bairro londrino de Covent Garden.
'Para mim, há muitas imagens de celebridades esportistas sem estilo, assinatura e obviamente sem uma relação íntima entre o fotógrafo e o objeto', explicou Bolofo, por meio de sua assessoria de imprensa. 'Eu quis fotografar Venus como uma mulher linda e graciosa. Queria que as pessoas conhecessem uma mulher com graça e alma.'
O livro, lançado às vésperas de mais uma edição do torneio de Wimbledon, que Williams venceu quatro vezes, reúne imagens da tenista em 'personagens' que evocam uma estética retrô - como uma Williams saltando sorridente de vestido branco, de época, para acertar a bola com a raquete.
Bolofo explicou que algumas imagens guardam semelhança entre Venus - que já foi chamada de "estrela de ébano" em referência à pele negra - e a cantora Josephine Baker, que pelo preconceito racial teve de deixar a terra natal, os Estados Unidos, para fazer sucesso e se radicar na França principalmente nos anos 30 e 40.
'Procurei diversidade criativa para trazer algo diferente, que ninguém tinha visto, escondido em Venus Williams', afirmou o fotógrafo. 'Senti que havia um nível superior para criar um registro artístico de uma estrela do tênis única e incrível.'
As primeiras fotografias foram feitas em 2005. O par se encontrou e encontrou inspiração nos diferentes locais por onde Venus Williams passou - Nova York, Istambul, Paris e Londres, entre outros.
'Fui motivado pela elegância de Venus sob pressão, sua confiança e habilidade de alcançar objetivos que tiveram impacto global, e eu queria fazer uma honra a essas conquistas através de minha fotografia', disse Koto Bolofo. 'Ela representa a verdadeira visão da qual Martin Luther King falava em seus discursos'. "
Comentários